Produtividade no RH: 5 Dicas para otimizar sua rotina de trabalho

Produtividade no RH: 5 Dicas para otimizar sua rotina de trabalho

Organizar a produtividade no RH é fundamental porque área de recursos humanos é uma das mais multitarefas de uma empresa.

Isso porque, dependendo da organização, o RH fica responsável por tarefas burocráticas – como folha de pagamento, marcação de ponto, etc. – e também estratégicas – como atração, retenção e desenvolvimento de talentos.

No em recrutamento e seleção, por exemplo, são tantas etapas que se torna indispensável o cuidado com a organização e a produtividade. Assim, é possível manter uma rotina mais leve e concluir com sucesso os processos seletivos.

Pensando te ajudar na gestão da produtividade no RH, separamos 5 dicas especiais:

Produtividade no RH e Motivação

Uma das principais causas de falhas na produtividade no RH é a falta de uma equipe motivada, treinada e conhecedora da cultura organizacional.

Mas quando o contrário acontece, ou seja, o líder de RH motiva seus colaboradores e vê sentido nas ações que desenvolvem juntos, o trabalho se torna ainda mais prazeroso e produtivo.

Produtividade no RH e Modernização

O RH pode e deve usar recursos que facilitem o trabalho e agilizem os processos internos.

É o caso de softwares de gestão, portais de comunicação na internet (tanto para uso externo quanto interno), redes sociais, aplicativos, dentre tantas outras possibilidades.

Contudo, o RH também deve modernizar sua maneira de conduzir os trabalhos no dia a dia, deixando de lado algumas ferramentas ultrapassadas e investindo seus esforços em ações que dão resultado.

Um bom exemplo é a utilização das redes sociais como ferramenta de RH.

No início havia uma certa resistência por parte dos profissionais, eles perceberam que seria mais fácil apropriá-lo em sua rotina, especialmente por se tratar de uma tecnologia tão popular entre jovens talentos.

O LinkedIn é um dos maiores exemplos disso.

Trabalhe com dados e números

Mesmo que seja uma área das ciências humanas, o RH nunca foi tão forçado a trabalhar com números, como nos dias de hoje. Essa necessidade se dá por dois motivos, basicamente.

O primeiro está relacionado à presença do RH na mesa de decisões, que conta ainda com líderes das áreas financeira, marketing, vendas, comercial e o próprio CEO.

Todos, sem exceção, costumam dialogar melhor com a ajuda de dados, gráficos, taxas e números. Seria inapropriado ao RH não se adequar a esse contexto.

O segundo motivo, surge da necessidade do RH de agir com base em dados concretos, deixando de lado os achismos e modismos que tanto cercam a área.

As pesquisas de clima, merecem uma profunda análise dos números que elas revelam. Porém, o que se vê em muitas empresas são gastos com a aplicação da pesquisa e nenhum retorno ao negócio.

Dê ouvidos às pessoas

Aproveitando a abordagem feita sobre as pesquisas clima, é importante ressaltar que a área de RH é a que mais precisa se comunicar com as pessoas da organização.

Pois ao dar voz e ouvidos aos profissionais, ela vai poder pautar melhor a sua agenda de trabalho.

O líder de RH tem uma grande missão nesse cenário, que é estabelecer um relacionamento estreito com os líderes e extrair deles os seus grandes anseios.

Sabemos que a gestão de pessoas, no dia a dia da empresa, é feita pelos gestores de todas as áreas. Por isso se faz tão necessário dar espaço a esses executivos.

Para obter mais sucesso nessa tarefa, o RH precisa desenvolver um bom projeto de comunicação. Ao saber falar e ouvir, a área obtém a matéria-prima que tanto necessita para trabalhar.

Antecipe problemas

Quando o RH consegue ter uma visão de longo prazo, ou seja, sabe fazer planos, antecipar problemas e até prever riscos para o negócio, a produtividade aumenta consideravelmente, afinal, é dessas e outras reflexões que surgem novos planos de ação.

Sendo assim, um RH produtivo é aquele que pensa nas decisões que precisa tomar hoje, sem deixar de projetar os próximos anos.

Se você chegou até o fim desse artigo e busca por mais produtividade no RH, te convidamos para descobrir o que é ser uma Agente Empregga.