Entenda o que é assessment e como aplicá-lo na sua empresa!

Um profissional não consegue ser perfeitamente descrito apenas em um currículo. A partir dessa necessidade de conhecer melhor as competências e potencialidades que não são facilmente verificáveis pela sua formação técnica, surgiu o assessment.

No texto de hoje, vamos explicar o que é assessment, quais são os seus benefícios e como aplicá-lo na sua empresa. Confira!

O que é assessment?

Assessment é uma palavra de origem inglesa, que significa “avaliação”. Entretanto, o termo é empregado para descrever uma abordagem e um conjunto de técnicas para avaliar e conhecer melhor um determinado profissional.

Seu principal objetivo é corrigir e aprimorar a gestão dos colaboradores de uma empresa, por meio de diagnósticos completos a respeito de seus comportamentos e personalidades.

Como ele funciona?

Por meio do assessment e de seus métodos, o setor de gestão de pessoas pode ter um diagnóstico mais preciso a respeito das competências e potencialidades de seus colaboradores. O mesmo ocorre em relação aos pontos fracos e habilidades interpessoais que precisem de atenção.

Essa coleção de estratégias funciona revelando características normalmente indetectáveis por outros meios, como apenas a mera análise curricular. Dessa forma, o assessment visa desvendar aspectos importantes mas sutis sobre cada profissional, fornecendo informações valiosas para uma gestão eficiente.

Quais são os tipos de assessment?

Existem três tipos de assessment diferentes. A seguir, vamos apresentar cada um deles.

Assessment Pessoal

Nesse assessment, são avaliadas as questões ligadas às características intelectuais e de personalidade do profissional, verificando, além da questão técnica, se o colaborador está apto para desempenhar sua função.

Também pode ser usado para selecionar as pessoas mais aptas a ocuparem um cargo que exija determinadas funções complexas.

Assessment Cultural

Nesse tipo de abordagem, são considerados os traços culturais dos colaboradores, para que haja sincronia entre a cultura organizacional da empresa e as motivações pessoais de cada funcionário.

Assessment de Desempenho

O propósito desse tipo de assessment é reconhecer possíveis comportamentos dos profissionais que resultem em gargalos ou falhas na produtividade de um setor ou equipe.

Esse método pode ser difícil de aplicar apropriadamente, uma vez que existem diferenças pessoais de perspectiva. Ou seja, duas pessoas no mesmo cargo podem fazer avaliações de desempenho completamente divergentes.

Quais são os benefícios do assessment?

Ao entender que o assessment torna todo diagnóstico e avaliação dos profissionais mais precisa, fica claro que os benefícios são imensuráveis em todo o processo de gestão de pessoas.

Por meio dele, é possível, por exemplo, obter uma maior eficiência e assertividade em treinamentos, promoções e admissões de colaboradores.

Quais são as ferramentas necessárias para aplicá-lo em uma empresa?

Para implementar o assessment nas empresas, é preciso usar métodos de testes e avaliações que consigam coletar informações pertinentes. Para isso, são utilizadas ferramentas como o DISC, além de avaliações de inteligência emocional e de competências.

Como vimos, são vários os momentos em que uma empresa pode utilizar esse recurso, seja para obter um diagnóstico interno preciso ao selecionar o melhor colaborador para uma vaga de liderança, ou para aliviar uma situação crítica de alta taxa de rotatividade (turnover).

Por isso, agora que você já sabe o que é assessment e qual é a sua importância para procedimentos fundamentais, não perca mais tempo e aplique-o no seu negócio!

E então, este texto foi útil para você? Se deseja aprimorar o gerenciamento e a avaliação da sua equipe, entre em contato conosco e conheça melhor as nossas soluções.

Gostou? Compartilhe:

Comente o que achou: