A Avaliação de Funcionário é um desafio para muitas empresas, mas com base nela é possível identificar que ação se deve tomar, como treinamento, motivação, promoção ou até mesmo a demissão.
Para te ajudar, neste post, trouxemos algumas dicas sobre como deve ser feita essa avaliação. Acompanhe até o final!
Modelo de Avaliação de Funcionário guiado por notas
Para fazer a avaliação do funcionário, você pode elaborar um checklist de todas as atividades que ele deverá desenvolver num determinado período.
Com o auxílio de uma planilha, detalhe cada uma de suas atividades em uma coluna e faça outra para atribuir notas.
Essa notas podem ser numéricas, avaliando por exemplo de 1 a 5, escala em que 5 é excelente e 1 fraco. Também é possível conceituando em regular, bom, muito bom e excelente.
No final, você avalia o desempenho do colaborador em cada aspecto, podendo perceber em qual atividade ele se destaca mais.
Embora seja um modelo, fácil de fazer, não é o mais efetivo, confira abaixo uma opção mais interessante de modelo de avaliação de funcionário.
Matriz de Decisão
Existem algumas metodologias aplicadas nas empresas para medir a performance de um funcionário. Elas também são utilizadas para as reavaliações que podem ser reaplicadas a cada três ou seis meses. Algumas delas são:
Avaliação por competências
Na avaliação por competências, são elencadas todas as competências que o funcionário temporário precisa trabalhar para cumprir com as suas funções dentro da organização. A partir desse momento, é possível avaliar quais foram ou não desenvolvidas.
Avaliação por objetivos
Nesse tipo de avaliação é julgado o desempenho do trabalhador conforme os objetivos e metas específicos que ele deve cumprir até o fim de seu contrato de trabalho.
Avaliação por escolha forçada
Nela, é possível listar características e solicitar que o funcionário indique aquela que mais tem afinidade e a que ele menos se identifica.
Considere a opinião da equipe fixa
É muito bom ouvir a opinião de quem trabalhou lado a lado com o funcionário temporário nesse período de tempo. Além de valorizar os seus outros colaboradores ao buscar a sua opinião, você terá referências do trabalho desenvolvido no dia a dia do colaborador temporário. Levante informações sobre o seu comportamento ao realizar as atividades, a sua proatividade, subordinação, entre outras características.
Além disso, é possível verificar o desenvolvimento do seu trabalho em equipe, que é fundamental para que as atividades diárias sejam realizadas com eficiência.
Analise a possibilidade de contratar uma empresa terceirizada para ajudar nessa gestão
Visto que avaliar a performance de um funcionário temporário em um curto espaço de tempo não é nada fácil, considerar a contratação de uma empresa especializada para esse tipo de atividade pode tornar o caminho mais fácil. Essas empresas já são preparadas para esse tipo de situação, o que tornará a avaliação de performance mais eficiente, trazendo bons resultados para empresa na efetivação de funcionário temporário.
Se você está em busca desse auxílio, que tal entrar em contato conosco? A Socium terá o maior prazer em atender você e oferecerá as melhores condições para a sua empresa.