Como recrutar candidatos para micro e pequenas empresas?

Como recrutar candidatos para micro e pequenas empresas?

Todo processo de recrutamento e seleção é extremamente importante para que assim, você obtenha o sucesso empresarial.

Desse modo, conheça então, o passo a passo para alcançá-lo!

Por inúmeras vezes já lemos ou ouvimos falar que o processo de recrutamento e seleção, se feito de forma correta, tem então, grande importância para o futuro da empresa.

No entanto, selecionar o candidato corretamente não é tão simples quanto aparenta, visto a quantidade de variáveis que o recrutador precisa estar atento, e para isso, então, é preciso algumas estratégias para recrutar e selecionar pessoas.

Mas, para clarificar, preparamos um passo a passo de condução do processo seletivo.


Recrutamento

Sempre que pensamos em como recrutar candidatos para participarem do processo seletivo, então, a divulgação precisa ser clara e atrativa.

Desse modo, é extremamente importante que o recrutador saiba exatamente qual perfil está buscando e assim, todas as atribuições da vaga, como: a remuneração, benefícios e variáveis (caso haja).

Assim, selecionar o candidato corretamente não é simplesmente chamá-lo para a entrevista, mas sim triar o currículo que possui então, maior aderência à necessidade da vaga, uma vez que, para o candidato há uma expectativa sobre o processo de recrutamento e seleção.

Seleção

Após triado o currículo, chegamos à parte mais delicada e de grande atenção por parte do recrutador, pois é aqui que selecionaremos o candidato que irá compor nossa equipe de trabalho, a fim de contribuir para o sucesso da empresa.

Neste momento, é extremamente importante que todas as informações sejam passadas de forma clara ao candidato.

E o motivo é bem simples. Quando uma pessoa olha para a divulgação da vaga e encaminha seu currículo para avaliação, não é simplesmente pela necessidade de trabalho, mas também pela identificação com a função, com as atividades e com a remuneração oferecida.

Na entrevista, seja ela em grupo ou individual, é imensamente importante que o candidato sinta-se à vontade para falar e expor suas ideias. Se o recrutador for fechado às discussões e tornar o clima tenso, o candidato não poderá expor suas experiências e suas possíveis contribuições, o que poderá ocasionar na perda de um profissional com potencial.

Um ponto de alerta é que o recrutador precisa estar totalmente ciente da necessidade da empresa. Na análise é preciso levar em consideração quais conhecimentos técnicos ou teóricos são imprescindíveis para a função e quais são passíveis de aprendizado.

Outro ponto a ser considerado é o mapeamento de competências.

De forma bem simples, entende-se que os conhecimentos técnicos ou teóricos, a pessoa poderá desenvolver com maior facilidade, já as competências são mais trabalhosas, pois envolvem mudança de mindset.

Se um colaborador possui pouco conhecimento em dado assunto, mas demonstra ser uma pessoa curiosa e determinada, é válido avaliar qual a urgência deste conhecimento teórico, para não perder a oportunidade de ter um bom profissional.

Uma das formas de como recrutar candidatos é analisar suas competências, as perguntas devem ser direcionadas às experiências anteriores. Ex.: Conte-me um momento em você teve que assumir a liderança da equipe para atingir o resultado e como conduziu isso? Cite uma situação onde você precisou negociar os prazos de entrega das demandas e como foi esta negociação?

O porte das empresas influenciam no processo de Recrutamento e Seleção?

A maior influência relacionada ao porte da empresa está ligada indiretamente ao processo seletivo; a ligação prioritária é quanto à representatividade da marca. O quanto sua marca é bem vista para que as pessoas queiram trabalhar para sua empresa? Quais vantagens e benefícios são oferecidos? Não somente a remuneração, mas quanto a empresa tem a oferecer para o crescimento profissional do candidato?

Todos pensam nessas questões quando se propõe a participar de um processo seletivo e, para você responder à pergunta “Como recrutar novos candidato?”, é necessário atenção à representatividade da marca, o que pode ser resolvido no processo de contratação e seleção de novos membros.

Como você viu, é necessário profissionalismo no recrutamento e na seleção de novos membros e conhecimento de todo o processo, mas não são apenas essas as coisas necessárias.

Conhecer o que influencia diretamente na visão das pessoas sobre sua empresa, ter ciência de como realizar o processo de recrutamento e seleção e fazê-lo demanda muito tempo e recursos. Por todos esses motivos a alternativa certeira para você é contratar um Agente Empregga!

Somos a solução para pequenas e micro empresas! Disponibilizamos um profissional de recrutamento e seleção para realizar todo o processo seletivo, do ínicio ao fim, junto ao responsável pela empresa. Contratar será muito mais fácil e rápido a partir de agora!

Quero contatar a empregga!