Competências técnicas e comportamentais trabalham com a aptidão profissional das pessoas e suas características individuais. Antigamente, bastava ter um diploma para demonstrar as suas habilidades. Entretanto, nos dias de hoje, as empresas estão exigindo que essas habilidades sejam realmente comprovadas.
A companhia que deseja ter um bom profissional para compor a sua equipe de trabalho deve buscar essas duas particularidades em seus candidatos. Dessa forma, o colaborador poderá realizar um trabalho eficiente e de acordo com as exigências e a cultura da organização.
As duas competências têm as suas especificidades. Pensando nisso, desenvolvemos este post com informações importantes sobre o que elas são e quando devem ser observadas dentro das organizações. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!
O que são competências técnicas e comportamentais?
Competências são virtudes que um profissional possui para desenvolver determinada tarefa ou função. Elas estão diretamente relacionadas às suas habilidades, conhecimento e atitudes para executar o seu trabalho.
Assim, as competências comportamentais estão ligadas a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar à cultura da empresa. Essas habilidades podem ser:
- criatividade;
- transparência;
- colaboração;
- comunidade;
- inteligência emocional,
- compartilhamento;
- mindfulness;
- empatia;
- capacidade de experimentação;
- e espírito empreendedor.
Elas podem ser desenvolvidas com o profissional durante a sua permanência na empresa. Porém, é imprescindível detectar que o candidato tenha o perfil ideal para ser inserido no processo.
As competências técnicas estão relacionadas ao conhecimento adquirido por meio de sua formação profissional e pelas experiências vivencidas no exercício das suas funções profissionais. Por exemplo:
- graduação;
- idiomas;
- especialização;
- método de trabalho, etc.
Assim, com essas competências a pessoa demonstra seus atributos que correspondam à qualificação para o bom desempenho da atividade que lhe for designada.
Quando considerá-las?
São diversas as situações em que essas competências devem ser levadas em conta em uma empresa. Veja algumas delas.
Avaliação de funcionários
É muito importante detectar o desenvolvimento do colaborador durante a sua permanência na empresa. Assim, se faz necessário testar as suas habilidades. Uma boa maneira de medir isso é aplicando a avaliação de desempenho.
É recomendável que essa avaliação seja feita de acordo com as competências necessárias para cada cargo.
Antes de uma promoção
Nesse caso, as competências devem ser verificadas para atestar se o candidato está realmente preparado para receber essa promoção, ou seja, se ele realmente demonstrou as qualificações para encarar novos desafios dentro da empresa.
O ideal é que a organização tenha um perfil traçado para todos os cargos. Assim, ficará mais fácil de detectar tais habilidades em cada candidato. A avaliação de desempenho também é uma ótima ferramenta para ser utilizada nesse caso.
Mapeamento do perfil ideal para determinado cargo
Por meio da análise das competências técnicas e comportamentais é possível traçar o perfil ideal de um colaborador para um determinado cargo. Dessa forma, as habilidades ditarão a forma como as atividades devem ser desempenhadas, assim como o perfil adequado para ocupar determinada vaga.
Antes de tudo, é preciso descrever minuciosamente as atividades do cargo com a sua identificação, organograma, missão, atividades, experiências, entre outros.
Processo de seleção
Avaliar as competências técnicas e comportamentais é fundamental para a escolha certa do profissional de acordo com as necessidades da organização.
Uma ferramenta muito utilizada pelos recrutadores para aferir essas habilidades é o teste DISC. Ele considera quatro principais determinantes: influência, dominância, conformidade e estabilidade. Cada um pode estar presente em menor ou maior grau nos profissionais, desenhando sua maneira de agir no dia a dia.
Trabalhar com as competências técnicas e comportamentais é fundamental para obter sucesso nas contratações e reter talentos. Dessa forma, não deixe de aplicar esses conhecimentos na sua instituição. Dessa forma, o empreendimento mantém equipes eficientes e amplia o valor no mercado.
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