Contratar por competências e não por técnica

Contratar por competências e não por técnica

Os critérios para a contratação de um funcionário devem ser levados em conta e desse modo, são muito importantes para garantir a contratação da pessoa certa, uma pessoa eficiente e preparada para assumir o cargo pretendido.

A decisão pela escolha de um colaborador

Num ambiente profissional cada vez mais competitivo, com mais e mais candidatos com excelente formação e currículos invejáveis (pelo menos no papel), fica dessa forma, muito difícil optar pela escolha de um colaborador.

Desse modo, a realização de uma simples entrevista individual ou coletiva e a leitura de um currículo não são mais suficientes para identificar efetivamente assim, as competências, sejam profissionais ou pessoais/psicológicas de um candidato ao cargo. Por isso, a contratação de um colaborador por competências vem ganhando cada vez mais espaço, veja aqui as competências que todo profissional precisará até 2020.

Contratar por competências e não por técnica? Como assim?

Pois é, até pouco tempo atrás o que se valorizava eram apenas dados num currículo, ou seja, era analisada apenas a parte técnica do candidato:

  • Documentação
  • Experiência profissional
  • Cursos e palestras com certificação
  • Formação acadêmica

Porém, na conjuntura atual da sociedade, a contratação por técnica mostra-se insuficiente, vazia. Assim, as empresas necessitam de uma análise mais profunda que possa permitir ao empregador conhecer realmente a pessoa que está contratando, quem ela é e o que pode oferecer em sua instituição empresarial.

Por que não contratar por técnica?

Estudos recentes apontam que 90% dos colaboradores são demitidos por conduta inapropriada. Sendo assim, foram contratados por um perfil técnico ou um currículo considerado satisfatório, mas então, foram demitidos por problemas comportamentais.

Dentro desta pesquisa, estimou-se que 9 em cada 10 profissionais são admitidos na empresa baseando-se unicamente no perfil técnico e demitidos pelo comportamental.

Isso mostra assim, que a contratação por técnica já não supre mais as necessidades das empresas na atualidade, porque este tipo de análise é superficial, não apresentando ao empregador os problemas comportamentais e/ou psicológicos que o candidato pode ter.

E por que contratar por competências?

As empresas atualizadas  no ramo de RH estratégico e gestão de pessoas atualmente esperam uma gama de competências do funcionário e que isso se comprove assim, em seu dia a dia no ambiente de trabalho.

Dessa maneira contratar funcionário por competências é um critério que deve ser utilizado efetivamente para a escolha de um colaborador que se alinhe assim, com a missão e os valores da sua empresa, já que ele investiga os comportamentos dos candidatos, sua postura, sua visão de futuro, sua habilidade para trabalhar em equipe, entre outros.

Contratar funcionário por competências não significa esquecer ou deletar a parte técnica. Apenas não ficar restrito a ela. Assim, o ideal é um conjunto equilibrado de ambos.

Usando as competências como critérios para contratação

Contratação de colaboradores por competências deve contemplar o CHA ― conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, pois estas quando praticadas satisfatoriamente apresentam um desempenho superior a uma contratação feita exclusivamente por parâmetros técnicos.

O uso de competências como critérios para contratação  de um funcionário precisa ser vistos nas entrevistas e testes, como:

  • Testes psicológicos
  • Dinâmicas de grupo
  • Entrevistas pessoais
  • Entrevistas coletivas

De forma que possam garimpar características não colocadas no currículo e também algumas que o candidato nem sabe que tem, mas pode descobrir justamente nestas ocasiões.

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