Novas Contratações: Quanto Tempo demora para Contratar um Funcionário?

Novas Contratações: Quanto Tempo demora para Contratar um Funcionário?

Descubra quanto demora para contratar um funcionário e aprenda dicas para melhorar seus processos seletivos. Evite contratações equivocadas e reduza custos.

A contratação de novos funcionários é um processo crucial para o crescimento e sucesso de qualquer empresa. No entanto, determinar o tempo necessário para contratar um novo colaborador pode ser um desafio para muitos empregadores. A rapidez e eficiência na contratação não apenas impactam diretamente as operações do negócio, mas também influenciam a satisfação dos candidatos e a capacidade da empresa de atrair talentos de alto nível.

Neste artigo, exploraremos em detalhes o tempo médio que leva para contratar um funcionário e discutiremos fatores importantes que podem afetar esse processo. Além disso, forneceremos dicas e estratégias comprovadas para otimizar seu processo de contratação, a fim de encontrar o candidato ideal de maneira ágil, sem comprometer a qualidade da contratação.

Se você está buscando maneiras de agilizar sua estratégia de contratação e melhorar os resultados, continue lendo para descobrir as melhores práticas que podem economizar tempo, atrair talentos qualificados e impulsionar o sucesso de sua empresa.

Dicas para contratar com eficiência

Todos os dias, centenas de funcionários deixam seus postos de trabalho nas empresas. Os motivos para essa movimentação são variados, mas uma pesquisa indica que dentre os principais motivos para demissão identifica-se a incompatibilidade dos valores pessoais dos colaboradores com os da empresa.

Essas situações levam a uma conclusão: contratações equivocadas são a principal causa de demissões. Além disso, os custos para substituir um colaborador impactam financeiramente as empresas. Portanto, é fundamental realizar contratações assertivas para preservar os recursos da companhia.

Se você enfrenta problemas com a rotatividade de funcionários em sua organização, pare para refletir: quanto tempo você leva para contratar um funcionário? Quanto esse tempo custa para a sua área/empresa? E, mais importante, como acertar nas contratações de uma vez por todas? Continue lendo esse artigo para encontrar as respostas!

As Novas Contratações Demandam Meses de Trabalho

A reposição de um funcionário, mesmo que planejada, consome tempo e recursos da empresa. Pesquisas mostram que o Brasil é o segundo país com maior índice de contratações erradas. Neste cenário, os processos seletivos podem levar, em média, de oito a 12 semanas, desde a divulgação da vaga até o aperto de mãos final.

Cada processo seletivo tem um custo médio de cerca de R$ 500,00 por hora. Esse valor inclui gastos com divulgação de vagas, aluguel de salas, deslocamento de equipes e contratação de consultoria, entre outros.

Além disso, quanto mais alto for o nível do funcionário, maiores são os custos de reposição. A perda de um alto executivo, como o CEO, acarreta prejuízos significativos para a empresa.

E por falar em prejuízos, eles podem ser sentidos em outras áreas do negócio. As consequências de uma má contratação e reposição de funcionários envolvem também (em ordem de importância):

  • Perda de produtividade: enquanto o posto permanece vago, os resultados da área ficam comprometidos, já que a equipe não consegue atender as demandas do talento ausente;
  • Custos para recrutar e treinar o novo colaborador: até o novo funcionário se adequar ao ritmo de trabalho e, principalmente, à cultura da companhia, a empresa segue comprometendo sua produtividade;
  • Danos à moral dos funcionários (que é afetada negativamente): com tanta entrada e saída de pessoas, o clima organizacional e a imagem da empresa passam a ser questionados pelo público interno e externo;
  • Impacto negativo no relacionamento com o cliente: com a falta de um funcionário alocado para atendê-lo, o cliente não vê suas expectativas atendidas;
  • Queda nas vendas: como esperado, essa é a principal consequência da queda da produtividade e da insatisfação do cliente;
  • Perda da reputação do RH: a equipe sempre acaba levando a culpa pela contratação errada e perde status dentro da companhia. Alguns executivos chegam a questionar a credibilidade da área e pedem sua extinção em assuntos estratégicos.

Dicas para Contratar com Eficiência

Para minimizar os efeitos das contratações erradas, o gestor de RH deve identificar a origem das falhas nos processos seletivos. É importante verificar se o problema está na identificação de um bom funcionário ou na retenção de talentos devido à cultura da empresa.

Se o foco do problema está nas etapas de recrutamento e seleção, o gestor de RH deve:

  1. Capacitar melhor a equipe de recrutamento e seleção, assegurando que sejam profissionais confiantes, comunicativos e empáticos. É essencial que transmitam uma imagem positiva e atrativa para convencer os talentos a seguirem no processo seletivo.
  2. Envolva o gestor do futuro colaborador no processo de contratação. Eles podem fornecer informações valiosas sobre o perfil desejado e desempenhar um papel ativo nas etapas finais das entrevistas. Se necessário, ofereça treinamento aos líderes para melhorar sua participação no processo seletivo.
  3. Considere a possibilidade de contar com o apoio de uma consultoria especializada em recrutamento e seleção. Especialmente em casos críticos ou para posições estratégicas, eles possuem expertise no assunto e podem oferecer soluções eficazes para os problemas do RH.

No entanto, se o problema estiver relacionado à cultura da empresa, que não consegue reter talentos, o gestor de RH deve:

  1. Ouvir os funcionários para entender por que eles escolhem permanecer na empresa e identificar possíveis insatisfações. Pesquisas de clima organizacional são ferramentas valiosas para identificar lacunas na gestão de pessoas. Utilize os resultados dessas pesquisas para buscar respostas e tomar ações assertivas.
  2. Desenvolva políticas e práticas de retenção com base nos dados coletados nas pesquisas. Ofereça melhores condições de trabalho, bem como incentivos que motivem os funcionários. Além do salário, promova o desenvolvimento profissional, oportunidades de crescimento e qualidade de vida, sempre considerando os recursos disponíveis pela empresa.
  3. Capacite os líderes para que sejam responsáveis pela gestão dos talentos. Eles devem acompanhar, avaliar e motivar os colaboradores. Um gestor engajado e ativo na retenção de talentos é fundamental para o sucesso da empresa. Evite gestores omissos na linha de frente dos trabalhos de RH.
  4. Busque investimentos para a área de gestão de pessoas. Se o RH não recebe a devida atenção da alta diretoria, apresente os impactos negativos do baixo investimento em capital humano nos negócios. Utilize números e dados concretos para embasar sua argumentação e, se necessário, converse diretamente com o presidente ou executivos responsáveis.

Esperamos que essas dicas ajudem você a encontrar talentos no tempo certo e da maneira correta. Agora, se você precisar contratar um funcionário de forma ágil, profissional e assertiva, entre em contato com a gente. As Agentes Empregga são especialistas em Recrutamento e Seleção e vão fazer o processo todo para você!

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