Quer ter uma empresa de sucesso? Contrate os funcionários certos!

Quer ter uma empresa de sucesso? Contrate os funcionários certos!

Passo a passo de como ter uma empresa de sucesso e como a contratação influencia nisso.

O desejo por evolução faz parte da natureza humana, por isso o empresário almeja ter uma microempresa de sucesso, seja ela com potencial de crescimento, com excelente Customer Experience ou até mesmo sendo referência em seu segmento, ou uma evolução profissional.

Mas há uma dúvida comum de todo microempreendedor: como obter sucesso? E como a contratação influencia no sucesso?

Tal pergunta é um tanto subjetiva, uma vez que a concepção de sucesso varia de acordo com as experiências de vida, medos, anseios e até mesmo experiências anteriores do empreendedor.

No entanto, é inegável que os colaboradores possuem grande influência no sucesso da empresa. Portanto, abaixo apresentaremos os indicadores humanos responsáveis para este sucesso da companhia.

Indicadores Humanos

Para que seja possível demitir um funcionário, basta contratá-lo. Esta frase alude a ideia de que o primeiro indicador para ter uma empresa de sucesso são os funcionários contratados. O colaborador precisa estar na função correta, de acordo com suas expectativas e qualificações e assim saberemos como obter sucesso

Quando um funcionário está exercendo uma função que não corresponde às suas qualificações, ele será cobrado por um resultado que não poderá entregar. A responsabilidade por esta falha é inteiramente da área de Recursos Humanos, uma vez que negligenciou algumas etapas do processo.

O processo seletivo inicia-se na definição das competências necessária para o cargo, o mapeamento de perfil e quando a vaga é divulgada, o candidato se aplica e junto desta gera uma expectativa sobre o que a empresa espera do trabalho.

Um candidato que busca uma vaga está almejando algum tipo de evolução profissional, e se o processo seletivo não for coerente e a escolha do profissional for errada, o mesmo entrará em uma situação onde se sentirá na obrigação de suprir as expectativas da empresa (e muitas vezes por necessitar do trabalho).

Uma vez que o profissional não está inteiramente congruente à vaga, as frustrações serão de ambas as partes, tanto empresa quanto funcionário.

E esta poderá ocasionar um descontentamento e possível desligamento do colaborador, portanto, contrate os funcionários certos.

O segredo do Sucesso

Visto as complicações ocasionadas pela contratação errada e como a contratação influencia no sucesso, é válido ressaltar os resultados obtidos nas contratações corretas.

Inúmeras pesquisas apontam o engajamento é a chave para o sucesso, pois um profissional engajado é 50% mais produtivo.

Seria negligência da nossa parte acreditar que esta estaria unicamente ligada à pessoa certa na função certa. Existem outras variáveis, tais como:

1. Clareza das expectativas

Esta entende-se como essencial, pois é de extrema importância para o funcionário saber quais as expectativas da empresa para seu trabalho, bem como, quais metas e indicadores lhe serão cobrados e as métricas e ferramentas para o atingimento.

2.Clima Organizacional

O clima possui grande influência, uma vez que passamos um terço do dia no trabalho; se este clima e/ou relacionamento interpessoal não for agradável, a performance do profissional cairá.

3.Valorização Profissional e Feedback

Toda meta estipulada para o colaborador deve ser factível de alcançar para que este alcance a evolução profissional. E é de suma importância que o profissional que busca atingi-la sinta-se valorizado por tal feito e que receba feedback constante dos pontos à melhorar.

4.Plano de Carreira Consolidado

O plano de carreira consolidado influencia no resultado, visto que o colaborador se sentirá desafiado a alcançar sempre mais, a subir de cargo e até mesmo liderar a equipe e conduzi-la ao atingimento do resultado.

5.Humanização

Podemos relacionar este indicador ao sentimento do colaborador para com a empresa. Este precisa ser visto como um ser humano em sua totalidade e não meramente um “entregador de resultado”.

De todos os indicadores que influenciam em como obter sucesso da empresa, o primeiro passo é o processo seletivo. Caso haja falha nessa etapa, todo os demais indicadores sofrerão grande impacto. Portanto, contrate os funcionários certos!

Para não errar no processo seletivo é preciso fazê-lo da maneira correta, mas isso demanda tempo, conhecimento técnico e teórico sobre gestão de pessoa. Hoje em dia o tempo é muito precioso para qualquer pessoa e como ter bons funcionários é a chave para o seu sucesso empresarial, conte com profissionais especializados no processo de recrutamento e seleção, aposte nisso!Aqui na Empregga você encontra um Agente especializado em recrutamento e seleção que estará com você do início ao fim do processo; seu tempo será otimizado e você não precisará mais se preocupar em como escolher o melhor candidato para a vaga, pois o Agente Emprega auxiliará você em cada etapa!

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