Saiba como promover colaboradores! Veja alguns passos

Saiba como promover colaboradores! Veja alguns passos

Uma promoção de cargo em uma empresa é um momento de extrema importância tanto para o colaborador quanto para a instituição. Uma promoção ideal é aquela que representa para o profissional uma evolução em sua carreira e, para o empreendimento, um crescimento planejado e bem executado. Logo, é fundamental que a empresa saiba como promover colaboradores.

À primeira vista, uma promoção não parece um desafio ou um procedimento que ofereça qualquer problema. Afinal, trata-se apenas de encontrar um colaborador antigo e eficiente e remanejá-lo para uma vaga superior à sua, certo? Errado!

Ainda que pareça ingênuo, esse pensamento resiste dentro de muitos negócios brasileiros. Vários líderes cometem o engano de priorizar apenas o tempo de casa e o desempenho do funcionário em seu cargo atual e é comum usar a promoção como forma de reter colaboradores desmotivados.

Quais critérios utilizar?

Antes de seguir aos critérios possíveis para avaliar se um colaborador é a pessoa ideal para ocupar uma vaga, é importante ressaltar que o remanejamento interno costuma ser menos custoso e apresenta várias vantagens em relação à contratação externa. Mas, para isso, o processo de seleção deve ser criterioso e coerente.

Um dos indicadores mais óbvios para tomar como referência é o desempenho do colaborador ao atingir metas. Entretanto, para avaliar características como a proatividade, é necessário avaliar características do perfil do profissional.

Assim, para a promoção, é recomendado que sejam avaliadas as competências requeridas para a vaga em questão — de natureza técnica, mas também pessoal. Essa divisão de competências profissionais também é chamada de “soft skills” e “hard skills”.

O que são as “hard skills” e “soft skills”?

No contexto empresarial, os termos “hard skill” e “soft skill” significam, respectivamente, competências técnicas e facilmente mensuráveis e competências interpessoais e subjetivas.

Essa divisão propõe que existem dois tipos de habilidades e conhecimentos que um profissional precisa apresentar para preencher uma vaga. Veja o seguinte exemplo: uma empresa média abre uma vaga na posição de gerência. A empresa em questão tem uma cultura organizacional caracterizada por alta competitividade e pressão diária.

Para ocupar o cargo apresentado, seria indispensável à pessoa que se candidatasse ser competitiva e usar a pressão como motivação. Nesse caso, trata-se de uma “soft skill” necessária ao cargo.

Além disso, para ocupar o cargo a pessoa precisaria também saber cumprir as funções técnicas da posição e ter formação e o conhecimento específico para exercê-lo. Esse tipo de competência, que consegue ser apresentada em um currículo, é denominado “hard skill”.

Como avaliar um colaborador?

Para um diagnóstico preciso sobre competências subjetivas e perfis psicológicos dos candidatos, é comum as empresas buscarem serviços de consultoria para realização da análise de perfil comportamental na hora de contratar. Essa medida traz vários benefícios para gestão de pessoas, tornando-a mais bem-sucedida.

Como vimos, é necessário considerar vários fatores para que a promoção de um funcionário seja positiva para a pessoa e para a empresa. Portanto, é fundamental se atentar ao perfil ideal para o cargo e as exigências técnicas e subjetivas da vaga. Levando essas questões em consideração, não sobram dúvidas sobre como promover colaborares de forma eficiente.

Agora você já sabe o que é preciso para realizar uma promoção de um colaborador com sucesso. Gostaria de conhecer soluções como a análise de perfil comportamental para sua empresa? Entre em contato com a gente agora mesmo.