Como Contratar a Pessoa Certa para a Vaga Certa?

Será que você sabe como contratar a pessoa certa para a vaga certa? Contratar o profissional certo para a vaga que está aberta é uma tarefa que gera inúmeros benefícios pra qualquer empresa. Dessa forma, além de receber um funcionário que produz bem, alcança então os objetivos traçados e supera assim, as metas, a companhia passa a contar com um talento que dá um novo fôlego à equipe e que se mostra capaz de influenciar até o clima organizacional.

Porém, quando o oposto acontece, ou seja, o departamento de recursos humanos e o gestor não contratam a pessoa certa, os resultados são, na maioria das vezes, os mais negativos possíveis. Desempenho fraco, mau relacionamento com a equipe e conflitos com o chefe são alguns dos comportamentos esperados de um funcionário mal contratado.

Muitos são os líderes de RH que conseguem acertar nessa tarefa e colher bons frutos. Outros, porém, ainda não encontraram a chave do sucesso dos seus processos seletivos. Você, leitor, se identificou com qual dos dois cenários acima descritos?

Para te ajudar a responder essa pergunta, listamos a seguir 7 atitudes de um profissional que sabe fazer boas contratações. Leia atentamente cada tópico e faça uma reflexão sobre os seus últimos resultados.

Se, ao final, você concluir que, de fato, é um bom contratador de pessoas, ficaremos felizes em ter te ajudado a fazer essa descoberta.

Mas se a conclusão não for a mais positiva, pretendemos apontar algumas soluções para esse problema. Siga na leitura e confira!

Atitude 1: Como contratar a pessoa certa com a ajuda do gestor para realizar o processo seletivo

O RH que faz contratações assertivas sempre envolve o gestor da vaga em todas ou na maior parte das tarefas relacionadas ao processo de recrutamento e seleção. Isso porque o líder é sempre uma ótima fonte de informações sobre o perfil do profissional desejado. Juntos, RH e gestores conseguem definir as competências necessárias para determinado posto. No mais, o líder não pode ser deixado de lado nas etapas decisivas da contratação (como a de entrevistas) e sua opinião a respeito da contratação é indispensável.

Atitude 2: Fazer um bom levantamento do profissional desejado e descrevê-lo bem na vaga a ser divulgada

Antes de informar a oportunidade ao mercado, um bom recrutador faz uma pesquisa detalhada sobre as habilidades, as competências e os valores do profissional que deve ocupar a vaga. Isso é fundamental pra saber como contratar a pessoa certa, pois assim, ela consegue descrever essas informações de forma clara e bastante precisa. Dessa maneira, o bom recrutador consegue atrair candidatos mais próximos do perfil desejado.  E ao definir esse perfil, ele tem ainda um guia completo para realizar as buscas e até fazer as entrevistas.

Atitude 3: Ter uma equipe de recrutamento e seleção apta e treinada

Em boa parte das contratações acertadas, o profissional que iniciou o processo seletivo causou certa empatia no candidato. Em debates anteriores, já defendemos a ideia de que o profissional de RH estabelece o primeiro contato do candidato com a empresa. E se essa experiência não for boa para o talento em questão, pode ser que ele até desista de fazer parte da companhia.

Mais do que fazer boas entrevistas, a equipe de RH preparada e treinada consegue extrair o que há de melhor em cada pessoa (até mesmo naquelas que não serão contratadas) com um feedback, por exemplo. No mais, um bom recrutador faz as perguntas certas que irão definir se aquele candidato seguirá para as etapas finais do processo seletivo.

Atitude 4-  Como contratar a pessoa certa e lidar com candidatos de diferentes gerações e interesses

Quem é um expert em contratações nunca aplica as mesmas técnicas de recrutamento em diferentes candidatos. Diversos estudos e pesquisas já mostraram que é preciso lidar com as expectativas de cada geração de profissionais já no processo seletivo – e não apenas na fase de retenção. Ou seja, por vezes, é preciso personalizar os processos seletivos de acordo com cada grupo de talentos (baby boomer, X, Y e Z).

Embora pareça um modismo, a compreensão das expectativas de cada geração torna os processos seletivos mais ágeis e assertivos.

Atitude 5- Ter uma boa marca empregadora

Quem consegue atrair talentos certos nunca deixa de cuidar de sua imagem organizacional no mercado de trabalho. Além de se posicionar, os profissionais envolvidos na gestão da marca também conseguem vender a empresa como um bom lugar para se trabalhar. Mas o mais importante é que eles sabem como manter a coerência entre o que é dito (prometido no processo seletivo) e o que é realizado (entregue ao profissional após a contratação). Ter uma marca empregadora faz toda diferença no processo de como contratar um funcionário.

Atitude 6- Ser transparente em todo o processo seletivo

Dando prosseguimento à conclusão do tópico anterior, é importante ressaltar que os RHs mais competentes no quesito contratação nunca escondem a realidade do candidato, ou seja, deixam bem claras as condições de trabalho e o grau de exigência que o funcionário terá no expediente.

Atitude 7- Contar com o suporte de consultorias de RH

Para enfrentar os seus desafios e não se preocupar mais em como contratar, muitos gestores estabelecem parcerias com consultorias de RH, seja para agilizar processos seletivos (especialmente quando há uma alta demanda por candidatos ou as posições são bastante estratégicas), seja para lidar com situações em que apenas essas consultorias são capazes de fornecer o suporte adequado, tais como contratação de mão de obra temporária, seleção de estagiários, atração de pessoas com deficiência, etc.

Embora a parceria com a consultoria de RH seja obrigatória apenas em alguns casos, muitos gestores de sucesso fizeram dessas empresas o seu braço direito.

Conclusão

Se após essa leitura você entendeu como contratar e percebeu que suas contratações estão no caminho certo, ótimo! Você pode aprender mais sobre quanto tempo demora pra contratar um funcionário clicando aqui.

Mas se ao final desse artigo você percebeu que precisa de ajuda, temos a solução pra você:

Contrate uma Agente Empregga! Tire suas dúvidas e veja se podemos ajudá-lo a encontrar a solução para o seus processos seletivos e, consequentemente, para as contratações erradas que você tem feito. 

Gostou? Compartilhe:

Comente o que achou: