Saiba como reduzir os custos de recrutamento e seleção na empresa

Uma demissão dentro do período de experiência custa em média 12 mil reais para as empresas. Prejuízo que pode tornar-se ainda maior, dependendo do cargo e do salário do novo funcionário. Mas a perda seria muito menor caso o RH lesse este artigo e entendesse como ser mais assertivo e ao mesmo tempo reduzir os custos de recrutamento e seleção.

Afinal, se todas as organizações são feitas de pessoas, encontrar as pessoas certas para executarem seu negócio é o passo mais importante e decisivo, já que juntos serão o coração da empresa.

Ao longo das próximas linhas, apresentaremos como você pode construir um processo de contratação sólido para recrutar bons profissionais sem desperdiçar recursos.

Tenha clareza do seu objetivo

Como em quase todas as áreas da empresa, os processos de RH tem impactos muito mais positivos quando os objetivos são bem definidos.

Por isso, antes de publicar uma nova vaga para o mercado, tenha clareza das competências e características que o novo profissional precisa ter para integrar-se à cultura da sua empresa e desempenhar as funções a ele atribuídas.

Isso será fundamental para estruturar todos os próximos passos do seu processo e evitará que você invista tempo e dinheiro na busca de um profissional que não satisfaz as necessidades da empresa, ou pior, não se adéque e deixe a função ainda no tempo de experiência.

Disponibilize a vaga nos canais corretos

Agora que você já fez um pequeno estudo do seu candidato ideal, pode selecionar melhor as plataformas para divulgar as vagas. Afinal os sites de emprego e redes sociais possuem perfis de profissionais distintos e você pode centralizar o investimento no canal que tem a persona mais próxima da sua.

Dessa forma, é possível criar um descritivo mais completo, que desestimule aqueles que não são qualificados a enviarem o currículo. Afinal, seu tempo de triagem também é um recurso que não pode ser desperdiçado lendo currículos, por exemplo, de pessoas com formação em Direito para uma vaga na área de Design.

Utilize ferramentas para reduzir os custos de recrutamento e seleção

Mapeie todos os procedimentos da contratação que podem ser automatizados.

Até mesmo o processo de seleção como um todo pode ser direcionado para empresas especializadas que contam com uma base ampla de currículos e podem direcionar a vaga apenas para candidatos que possuem o perfil comportamental e as habilidades que você definiu na primeira dica desse artigo.

Além disso, essas empresas podem selecionar aqueles candidatos que correspondem às necessidades da sua empresa. Assim você pode concentrar-se apenas a escolher entre os candidatos mais promissores.

Avalie o melhor modelo para contratação

Por fim, avalie qual o melhor modelo de contratação para obter os melhores profissionais com o menor ônus tributário.

Atualmente, há maior flexibilidade para encaixar um novo profissional na folha de pagamento da empresa, como estagiário, analista, consultor externo ou trabalhador temporário. Sendo que, o trabalhador temporário é especialmente relevante em momentos em que ocorrem picos de produção na empresa, sem a garantia de que serão mantidos.

A flexibilidade tem crescido tanto, que até o Home Office foi finalmente regulamentado com a  reforma trabalhista.

Com essas quatro ações, você terá certamente um processo de seleção muito mais assertivo e barato. Precisando contratar? Chame já uma agente EMPREGGA!

Quero contatar a EMPREGGA!

Gostou? Compartilhe:

Comente o que achou: